Início NOVA ECONOMIA Startups Após início morno, índice de ADRs Brazil Titans ganha força com Petrobras...

Após início morno, índice de ADRs Brazil Titans ganha força com Petrobras e avança em Nova York – InfoMoney

0
12

SÃO PAULO – Após uma abertura morna, o principal índice de ADRs (na prática, as ações de empresas de fora dos EUA negociadas em Nova York) do Brasil, o Dow Jones Brazil Titans 20 ADR, ganha força nesta terça-feira (12), em dia sem B3 por conta do feriado de Nossa Senhora Aparecida. Às 10h52 (horário de Brasília), o índice subia 0,69%, a 17.816 pontos.

O EWZ, principal ETF brasileiro negociado no mercado americano, que replica o índice MSCI Brazil, também tem o mesmo movimento, registrando alta de 0,28%.

Os ADRs equivalentes aos ativos ON da Petrobras (PETR3), os PBR, saíram de queda de 1% para alta de cerca de 0,8%. Os preços do petróleo operam perto da estabilidade, com o barril tipo Brent de petróleo em alta de 0,06%, a US$ 83,70, e o barril tipo WTI com avanço de 0,45%, a US$ 80,87.

No radar nacional, Paulo Guedes, ministro da Economia, está nos EUA, onde concede entrevistas para CNN e Bloomberg; ele também participará de um evento fechado à imprensa, do Conselho Empresarial Brasil- Estados Unidos.

Ainda em destaque, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu na véspera prorrogar por 90 dias o inquérito que investiga se o presidente Jair Bolsonaro interferiu na Polícia Federal. Moraes prorrogou também por três meses o inquérito que apura a existência e o financiamento de uma suposta milícia digital que teria praticado atos contrários à democracia, como incitar o fechamento do próprio Supremo.

Já no radar econômico, o Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou de forma expressiva a projeção para a alta dos preços no Brasil este ano em meio às pressões inflacionárias globais, ao mesmo tempo em que o cenário para o crescimento piorou. O Fundo passou a estimar uma alta de 7,9% do IPCA para este ano, contra 4,5% em sua última projeção para a inflação, feita em abril. Ao mesmo tempo, aumentou a conta para 2022 a 4,0%, de 3,5% antes.

As projeções do FMI para a economia brasileira também pioraram. O crescimento do Produto Interno Bruto foi agora calculado em 5,2% este ano e em 1,5% em 2022, reduções respectivamente de 0,1 e 0,4 ponto percentual sobre a estimativa de julho, a última para o PIB.

O Fundo também cortou sua estimativa para o crescimento global em 2021 para 5,9% de 6,0% em julho, e manteve o cenário para 2022 em 4,9%.

“Essa pequena revisão, no entanto, mascara grandes reduções para alguns países, disse o FMI no relatório. “A perspectiva para os países em desenvolvimento de baixa renda piorou consideravelmente devido à piora da dinâmica da pandemia. A redução também reflete perspectivas mais difíceis no curto prazo para o grupo de economias avançadas, em parte devido aos problemas de oferta.” Os Estados Unidos estão sofrendo grande parte desses efeitos, e o FMI reduziu a estimativa para a expansão do país em 2021 em um ponto percentual, a 6,0%.

Os índices americanos operam em leve alta na sessão desta terça, com o Dow Jones com avanço de 0,12%, S&P500 subindo 0,03% e o Nasdaq em alta de 0,04%.

Na segunda (11), o mercado acionário dos Estados Unidos encerrou em queda após uma sessão volátil, em meio ao nervosismo de investidores com a aproximação da temporada de balanços do terceiro trimestre. O Ibovespa acompanhou esse movimento, fechando a última segunda-feira em queda de 0,58%.

Nesta semana, JPMorgan Chase e outros grandes bancos iniciam a partir de quarta a temporada de divulgação de resultados relativos ao terceiro trimestre.

Nesta terça, o Departamento de Emprego divulgou sua pesquisa mais recente sobre abertura de vagas e rotatividade, o chamado JOLTs. A abertura de postos de trabalho caiu a 10,4 milhões em agosto nos Estados Unidos, de acordo com o relatório. Em julho, o dado havia atingido a máxima da série histórica, mas agora houve queda de 659 mil vagas abertas, de acordo com o levantamento. Economistas ouvidos pela Dow Jones esperam a abertura de 10,9 milhões de vagas em agosto, o que representaria estabilidade em relação a julho. Na sexta, o relatório de emprego já tinha vindo abaixo do esperado.

As bolsas asiáticas tiveram quedas na terça, com perdas de ao menos 1% nas bolsas na China e na Coreia do Sul. Em Hong Kong, o índice Hang Seng perdeu 1,43%.

O Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) retirou do mercado 280 bilhões de yuans, no resultado líquido, em operações de recompra reversa nos últimos dois dias, segundo a Wind, o que pode ter prejudicado do sentimento do investidores e afetado a liquidez. Baoshan Iron & Steel caiu 4,2% e Inner Mongolia Baotou Steel, 5,3%, enquanto Tianqi Lithium cedeu 4,7% e Aluminum Corp. of China, 4,4%.

Já grandes incorporadoras em geral subiram, com Seazen Holdings em alta de 3,6% e Poly Developments, de 1,4%.

Os papéis do China Evergrande New Energy Vehicle tiveram alta de 4,56% após a empresa se comprometer na segunda a iniciar a produção de veículos elétricos em 2022. A companhia é ligada à incorporadora Evergrande, que já deixou de pagar valores relativos a diversos títulos em semanas recentes.

Na China continental, o Shanghai composto perdeu 1,25%; na Coreia do Sul, o Kospi recuou 1,35%; no Japão, o Nikkei recuou 0,94%.

Na Bolsa de Tóquio, os setores de tecnologia e varejo foram pressionados em meio a preocupações com custos mais altos para empréstimos e nas matérias-primas. A companhia de e-commerce Mercari recuou 5,5% e Fast Retailing, 3,3%. Investidores monitoram também os preços do petróleo e as iniciativas na economia do novo premiê do Japão, Fumio Kishida.

A alta dos preços dos combustíveis alimenta temores de pressão inflacionária. A forte demanda por energia em meio à recuperação econômica pós pandemia contribuiu para a escassez no fornecimento em economias como a da China.

Na Europa, o índice Stoxx 600, que reúne as ações de 600 empresas de todos os principais setores de 17 países europeus, perde 0,1%, com destaque negativo para o setor de recursos básicos.

Dados oficiais divulgados na terça indicaram a criação de 207 mil vagas no Reino Unido em setembro, elevando a folha de pagamento de trabalhadores do país a níveis recordes, à medida que o programa de licenças do governo se aproxima.

Além disso, o índice de expectativas econômicas na Alemanha, elaborado pelo Instituto ZEW, caiu de 26,5 em setembro a 22,3 na leitura para outubro, informou a própria instituição nesta terça.  Analistas ouvidos pelo Wall Street Journal previam queda menor, a 24.

Trata-se da quinta queda consecutiva nessa pesquisa e da mínima desde março de 2020, em meio a problemas na cadeia de suprimentos. O índice das condições atuais passou de 31,9 em setembro a 21,6 em outubro.

(com Reuters)

Analista da Clear apresenta plano detalhado para começar a construir uma renda diária utilizando a Bolsa de Valores. Inscreva-se grátis.

[Fonte Original]

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui